Instalando novo HD no PS3

Eu tenho um PS3 fat, modelo com 40Gb. Após 2 anos o hd lotou (só com instalação de jogos e savegames). Comprei um HD novo (320gb) p/ trocar o antigo. Como deveria ser a troca:

1.) Formatar o HD novo em FAT32 p/ PS3 reconhecer e fazer backup do antigo.

2.) Copiar o backup do HD novo p/ PC

3.) Instalar o HD novo no PS3

4.) Formatar o HD velho em FAT32 e copiar o backup do PC p/ ele

5.) Restaurar o backup do HD velho p/ HD novo já no PS3.

Como aconteceu na prática:

1.) 1a tentativa de formatar o HD novo em FAT32: erro aos 40% com umas 2 horas de formatação;

2.) 2a tentativa de formatar o HD novo em FAT32: erro aos 35% com umas 2 horas de formatação;

3.) 3a tentativa de formatar o HD novo em FAT32: erro aos 42% com umas 2 horas de formatação;

4.) 4a tentativa de formatar o HD novo em FAT32: sucesso ! (na gambiarra, mas serviu p/ o que eu queria) e backup executado com sucesso.

5.) Copia  do backup do HD novo p/ PC com sucesso.

6.) Instalação do HD novo no PS3 com sucesso.

7.) Formatar o HD velho em FAT32 com sucesso.

8.) Erro na cópia do backup do PS3 p/ HD velho. (erro de hardware)

9.) Peguei um HD velho de note que tinha sobrando, formatei em FAT32 e copiei o backup p/ ele.

10.) 1a tentiva de restaurar o backup, erro com uns 40% e após 1 hora.

11.) 2a tentiva de restaurar o backup, erro com uns 55% e após 1 hora.

12.) Entrando em desespero e achando que nunca mais voltaria a jogar os jogos que já tinha saves no hd antigo. (Nem f*dendo que eu iria rejogar 30 horas de final fantasy de novo p/ chegar no mesmo lugar)

13.) 3a tentativa de restaurar o backup, erro com uns 75%, após 1 hora e pouco.

14.) F-U-D-E-U. Nunca que vou platinar o Resident Evil 5. Isso pq já tinha fechado ele no Easy, Normal, Hard e já faltando poucas fases no Professional…

15.) Pensando em deixar de ser ateu se o backup restaurar.

16.) Pensando em como fui imbecil por não ter feito uns 3 backups e salvado nuns 5 lugares diferentes os meus save games.

17.) Mulher olhando estranho p/ mim e reclamando que eu só dou atenção p/ videogame. Eu olhando mais estranho ainda p/ videogame e p/ hds.

18.) Consulta aos especialistas (Bruno Julião/Goluck e Tango_PSn/SelectGame) p/ saber se tinha de fazer alguma reza ou mandinga antes de fazer backup do PS3.

19.) 4a tentativa de restaurar o backup do PS3, após reformatar o HD usado como backup e copiar novamente o conteúdo: Após quase 2 horas, sucesso !

20.) Teste de restauração do backup: coloco o RE5 e nada. Só na tela de  loading… Começo a prometer que farei backups diários se conseguir recuperar algum save game.

21.) Segundo teste de restauração do backup: coloco o Final Fantasy XII e nada. Planejo vende-lo por 15 reais só p/ me livrar da lembrança que não conseguirei fechar esse maldito jogo.

22.) Formato novamente o HD, copio o backup, dados p/ PS3

23.) Sucesso !!!

É claro que cortei alguns passos, senão ia ficar mais longo ainda o que aconteceu na prática. O fato da esposa ter dito que esperava que desse errado eu nem considerei. Se desse errado a solução seria jogar o PS3 pela janela do apartamento. Ou ela. Ou eu me jogar. Ou os 3.

:)

About these ads

22 Responses to “Instalando novo HD no PS3”


  1. 1 Mattoso 18/06/2010 às 09:50

    Meu Deus!!!

    Como é foda fazer essa troca!!! :(

    Espero nunca precisar…

    Eu fiquei imaginando vc fazendo tudo isso… rsssss

    Como que vc faz o backup? Liga um HD externo no usb do PS3?

    No final das contas, quantas horas levou o procedimento, da hora que vc resolveu começar até a hora que funcionou?

  2. 2 RSeiti 18/06/2010 às 10:01

    Cara, hd externo tem de estar formatado em FAT32, senão o PS3 não reconhece. Então tive de reformatar os hds usados.
    Eu levei parte da tarde, (tentando formatar os hds pelo win7), e a noite inteira. Fui terminar por volta da 1 e pouco da matina.

    Mas teoricamente trocar o hd do ps3 é simples. É aquela coisa…. na teoria até trocar resistência de chuveiro se dá em 3 passos…

  3. 3 Mattoso 18/06/2010 às 10:15

    Caraca!!!

    E aí o backup dos seus saves e demos é o próprio PS3 que transferiu do HD de 40gb para o outro?

    Então desse HD externo vc usou o PC para transferir para o novo HD que vc colocou no PS3? É isso?

    A minha primeira troca de resistência de chuveiro levou mais de uma hora… queimei a resistência reserva quando achei que tinha terminado. E ainda tive que esquentar água no fogão pra poder tomar banho… No outro dia tive que trocar de novo a resistência… pqp…

  4. 4 RSeiti 18/06/2010 às 10:26

    Sim, existe uma opção no ps3 p/ fazer backup.

    Não, vc tem de usar um hd externo formatado em fat32 e transferir. Eu passei p/ pc pq o hd externo que usei foi o próprio hd que instalei no ps3, dai peguei o hd velho do ps3 e copiei o backup que tinha salvado no hd do pc. Só que o hd velho do ps3 deu erro de hardware na 2a tentativa. Tive de abrir um note velho e usar o hd dele no lugar. (mais um passo que omiti da história acima).

    Porra, trocar resistência é sacanagem mesmo. A 1a vez que eu fui trocar olhei na embalagem e tinha 3 quadrinhos porcamente ilustrados mostrando como se fazia. Levei umas 2 horas trocando aquela merda, quase morri eletrocutado e depois queimei a porra da resistência nova pq esqueci de ligar o chuveiro desligado p/ botar água antes. Acho que todo mundo faz isso na 1a vez.

  5. 5 Bruno Julião 18/06/2010 às 10:26

    A primeira troca é normalmente traumática (de qualquer coisa)… Mas q bom q após inúmeras tentativas a coisa vingou!!! :D
    Parabéns pela aquisição e esperamos que não seja necessário uma nova troca mas nem tão cedo!!!!

  6. 6 jorgecj 18/06/2010 às 19:29

    Cara, não é por nada não mas já fiquei com medo tanto de trocar a resistência do chuveiro quanto trocar esta porcaria de HD do meu PS3.

  7. 7 RSeiti 20/06/2010 às 13:14

    Cara, trocar de resistência é fácil… é só tomar cuidado. A 1a vez é só lembrar de abrir a água com o chuveiro desligado.

    Já o hd do ps3, diz a lenda que em noite de lua cheia quando a TPM da esposa entrar no 3o dia de aporrinhação a troca funfa que é uma beleza… :)

  8. 8 Tadeu 20/07/2010 às 17:54

    Olha a troca em si simples, o que me traumatizou foram os benditos parafusos (acho que foi um exterminador que apertou os parafusos estrela do HD do meu PS3).
    Quanto a formatação do HD usem o programa chamado EASEUS partition Magic, é muito bom.
    Passo 1:

    1- Sincronizem trofeus com a PSN
    2-Copie o conteudo do PS3 pra um HD externo (Formatado em FAT32)(no PS3 há um opção pra fazer esse backup “copia de segurança”).
    3-Comprar um conjunto de chaves Philips nessas lojas de informática.
    4-Desliga o PS3 e espera resfriar pra tirar o HD.
    5-Cuidado com os parafusos da tampa e do HD.
    6-Retira o HD e coloca coloca o novo HD (tem que ser SATA,5400 RPM, 8MB de cache).
    7-Liga o PS3, você deve ter a última atualização em um pendrive.
    8-Ajusta idioma e hora,e demais itens,na hora da rede cancele.
    9-Conecta o HD externo.
    10-Restaurar cópia de segurança.
    11-Sincronizar troféus com o servidor.

    Obs: Se faltou algum passo complemetem

  9. 9 raphael 05/08/2010 às 08:06

    formatei o meu hd no mac osx, no windows xp, nao achei onde formatava em fat32, fiquei com preguiça de procurar onde, ai
    lembrei q no osx formatava.

    foi tudo muito rapdio, coloquei um hd de 320gb,
    demorou mesmo pra fazer e restaurar o backup.

    até ai nao ocorreu erro nenhum, so vai minha duvida,
    tentei sincronizar os trofeus e da erro nos 5 (esqueci de
    anotar o erro)

    pra sincronizar tenho q instalar/rodar os jogos antes?
    ou na sincronização ele reinstala os trofeus?

  10. 10 RSeiti 05/08/2010 às 11:12

    Na restauracao nao, mas tenta sincronizar que uma hora da certo. O meu falhou umas 2 vezes antes de sincronizar os trofeus.

  11. 11 Tadeu 18/08/2010 às 18:36

    Se você sincronizou antes de iniciar o processo não se preocupe, pois uma hora consegues sincronizar após a troca do HD.

  12. 12 ReinaldoMaca 22/11/2010 às 12:00

    Fiz exatamente igual ao Tadeu,
    Utilizei um Pen Drive de 8 GB pra Backup
    Sofri pra formatar o HD de 320 GB.
    E, como se tivesse tirando uma com a minha car, o PS3 formatou o HD pra mim…

    Restaurei Bakup e PLAY…

  13. 13 Allan Rodrigo 22/11/2010 às 17:53

    Pra quem leu em outros lugares, que só funciona com HD de no maximo 320. Fica á minha dica É MITO!
    Meu PS3 é de 2008 quando ainda new existia o slim.
    troquei meu HD de 40gb, por um de 500gb, nunca tive problema!
    Pra quem não quer ter que reinstalar todos os jogos faça como eu fiz, compre um case para HD externa e faça o backup em outra HD ou no mesmo hd que sera usado, guarde os arquivos em qualquer computador e fa za todo processo da troca, depois é p formatar o HD velho pelo programa sitado acima, jogar os arquivos no HD veio e passar pela restauração ja no sistema do PS3…
    Podem usar sem medo de 500gb! tenho 90 demos em minha HD + alguns jogos baixados pela PSN + os arquivos de jogos da minha coleção, atualmente tenho 180gb livre…

  14. 14 alex 10/03/2011 às 12:42

    meus amigos, meu filho tem o ps3, e no natal dei pra ele o jogo call of duty black ops. Fiz a besteira de jogar online.
    Conclusão, vou comprar um ps3 pra mim. A mulher já disse que me coloca pra fora, mas … eu levo o game e a tv.

    Minha duvida, dá pra passar os dados para o novo ps3? ou vou ter que começar o multiplayer do level 1 novamente? ou a opção mais simples é fazer o backup do que tem no ps3 do meu filho pro novo, e ficar com o dele?

    depois de velho viciado em game é complicado…

  15. 15 RSeiti 10/03/2011 às 12:49

    Eis um cara corajoso! :)
    Vc pode passar os saves p/ um pen-drive e copia-los no hd do outro ps3. Quando instalei um novo hd eu fiz backup do hd velho em um hd externo e depois instalei o backup no hd novo do ps3. Vantagem que reinstala tudo, saves, atualizações, DLCs, etc, mas demora e pode dar problemas…
    Mas se a preocupação for exclusivamente o multiplayer do cod black, se ele funcionar como no 360, os dados do multiplayer ficam nos servidores on-line, em tese bastaria logar na tua conta da psn e tentar jogar o cod black normalmente… (só que vc não teria nada instalado no teu ps3 novo, patches de atualização, dlcs, saves do single, etc).
    Depois se possível nos responda o que vc fez.

  16. 16 Allan Rodrigo 10/03/2011 às 13:26

    Vale, lembrar que muito saves são bloqueados! Não sei se é o caso do Black Ops. Isso ocorre para evitar que pessoas que teem preguiça/capacidade de platinar peguem saves ”emprestados” e platinew todo o jogo sem ao menos ter jogado o tutorial. Neste caso, o mais eficaz é assinar PSN PLus, pois como ja foi comentado em um post de hoje, o save poderão ser salvos na conta (ID PSN) e podem ser usados de qualquer PS3, bastando apenas o loguin da mesma. Isso é claro se vc for usar a mesma conta PSN que esta salvo o seu jogo.

  17. 17 alex 11/03/2011 às 08:45

    Obrigado pelas informações. Assim que adquirir novo aparelho posto o que foi feito.
    Com relação a esposa, estou trazendo ela para o lado game da força.
    abraços a todos

  18. 18 Adolfo Mayer 02/07/2011 às 09:47

    Pessoal, comigo aconteceu algo interessante. Vou colocar os passos aqui. Me ajudem, pois sou iniciante.

    1 – Formatei um HD de notebook de 160GB em FAT32
    2 – Conectei ele (externo) no PS3 e fiz backup (tinha 47 GB de coisas)
    3 – Salvei o backup no meu servidor (para garantir a bolacha)
    4 – Coloquei o HD formatado (160GB FAT32) no PS3 e liguei o bixo.
    5 – Ele colocou um aviso na tela dizendo que eu tinha que colocar uma inicialização da versão 3.66 (ou qualquer coisa assim, não lembro exatamente da mensagem).

    Ou seja, não iniciou a formatação “automágicamente” como li nos tutoriais. Até assisti um vídeo de um americano fazendo isso fácil, fácil. Vi aqui que tenho que usar um pendrive com a atualização, é isso? dá um help aê galera.

    P.S. O HD anterior (original) é de 80GB.

    Best regards.

  19. 19 RSeiti 02/07/2011 às 11:05

    baixa a atualização do ps3 no pen-drive, siga os procedimentos do site da sony, pode funcionar…
    (não é certeza, parece que depois de uma versão ele dá pau na hora que tenta reinstalar o hd, não sei se ainda continua assim

  20. 20 Silvio K. 21/07/2011 às 04:06

    beleza!!? alguem pode me ajudar? meu antigo ps3 deu ylod e travou! preciso recuperar meus saves do antigo hd! ja comprei o meu ps3 novo! só preciso recuperar os saves do hd antigo do ps3 vc sabe de alguem que já fez isso? obrigado pela paciencia!

  21. 21 Saulo Ribeiro 10/07/2012 às 09:35

    Galerinha bom dia!!
    Preciso muito da ajuda de vcs. Tenho um PS3 360 Gb e só jogo Futebol online(fifa 2011). Passei 20 dias sem jogar e qdo fui ligar o ps3 tinha um aviso para eu atualizar o sistema para a versão 4.20. Já tinha feito atualizações antes mas dessa vez deu M E R Da. A atualização começou a contar, após 30 min foi a 1%, após 1h estava em 21%, após 10 horas continuava em 21%, a paciência tinha acabado e resolvi desligar e tentar outra vez. Foi a pior merda q eu fiz. Tentei varias vezes e nada, então Restaurar o sistema…pra que fui inventar isso?? Para restaurar o siatema de inicio demoraria 18 h. sai de casa e qdo voltei a demora tinha aumentado para 42 horas. resolvi arriscar e vi demoraria muito. A cada 24h se passava 2 horas no ps3. esperei 5 dias e só tinha chegada aos 27% foi ai q veio o pior. Faltou energia. Resumindo, eu não consigo restaurar mais nada, ja baixei a versão pela net e tentei atualizar por um hd externo e nada. o ps3 está muito lento…até para abrir demorar cerca de 5 min.

    Devo comprar um HD novo?
    Para trocar basta apenas eu colocar o novo no lugar e pronto?
    Não quero salvar nada, só quero jogar novamente. o que devo fazer?


  1. 1 Substituindo o HD (oficial) do Xbox 360 « Casado Que Joga Trackback em 24/09/2010 às 15:18

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 196 outros seguidores

Twitter – CasadoqueJoga

Twitter – RSeiti

Twitter – Vitor


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 196 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: